sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sociedade e cultura europeias


é o nome de uma disciplina... perdão! Mea culpa!... de uma unidade curricular, claro! Onde tinha eu a cabeça para ejacular semelhante disparate! Quão reaccionário eu estou! E nem sabem o esforço que fiz para não escrever "cadeira"! Mas, dizia eu, que sociedade e cultura europeias é o nome de ... que vou leccionar no segundo semestre.

Em vez de divagar acerca do presente, ou de especular acerca do futuro, temos necessariamente de compreender o passado, escreveu um dia Herman Melville.
Assim, num tempo em que o passado tende a ser esquecido ou propositadamente rasurado, decidi optar por uma reflexão em torno do nosso passado, das nossas origens, daqueles que foram os discursos nossos criadores.
Esta ... tem assim como objectivo proporcionar uma reflexão sobre os grandes discursos - institucionais, políticos, religiosos, artísticos e literários - que deram corpo ao espaço europeu.
Nesse sentido, ela (a tal...) assenta numa estrutura diacrónica e panorâmica, desde a Antiguidade Clássica até ao início da modernidade (século XVII).
Pretende-se, assim, observar de que modo aqueles discursos foram evoluindo e dialogando entre si de forma a estruturar a unidade e as diversidades contemporâneas naquele espaço.
Livros a trabalhar?
Eis dois exemplos: Grécia Revisitada, de Frederico Lourenço, e A Leitura Infinita, de José Tolentino Mendonça.

Espero que, malgré esta costela reaccionária, quem frequentar esta... chegue ao fim do semestre com uma nova capacidade de analisar e compreender a realidade que é a nossa.
Bom fim de semana!

1 comentário:

  1. Boa tarde,Professor!
    Talvez não o acompanhe na nova... UC, mas fica já a satisfação de o ter tido como guia nesta viagem de redescoberta desse universo sempre espantosamente surpreendente que é a América.
    A Propósito de viagem, partiu outro génio das letras americanas da 2ªmetade do séc XX. Estarão P.Roth, T.Pynchon, P.Auster à altura "destes monstros"da geração anterior?
    Carlos Chaves

    ResponderEliminar