quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cidades de Refúgio


é o título do meu primeiro livro de poemas. Publicado em 1991, reunia textos escritos alguns anos antes, tendo como título evocações várias da obra de Herman Melville, nomeadamente da sua poesia. Entre estas encontra-se "Herba Santa". Nada de confusões! Melville referia-se ao tabaco.
O meu poema evoca um período particularmente intenso, vivido algures em meados de 1985.
Suzanne Vega, que eu descobri no River Fest, em St. Paul, Minnesotta, faz parte dessa intensidade. Sobre este episódio relacionado com a sua descoberta escrevi um artigo para o Diário de Lisboa, que reescrevi para inserir no meu primeiro livro de ensaios, América - Pátria de Heróis.

Para quem goste de diálogos intertextuais, posso dizer que neste poema há referências (uma paráfrase e uma citação) a uma canção dos Dexy Midnight Runners e a um texto de Oscar Wilde.

Ei-lo:

"'Herba Santa'

Associo melodias às estações,
a instantes mais ou
menos vagas na memória. O
Verão de oitenta e cinco, por exemplo.

Regressara nesse tempo da pátria
dos heróis. Os dias fluiam entre
a viagem de um amor vindo
de longe e um almoço fora de horas
num qualquer snack em Lisboa, cracking.

Com liberdade, livros, flores e
a lua, quem não pode ser feliz?

Sim, havia ainda os livros e
a música, o frágil encanto de
Suzanne Vega."

Boa tarde!

1 comentário:

  1. Caro Professor,

    Foi o Professor que me fez descobrir os diálogos intertextuais que agora é uma das minhas paixões. Ter descoberto o seu blog e ler seus post são sempre momentos de riqueza cultural.
    Obrigada, Cristina Susigan

    ResponderEliminar