terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Livros recentemente (re)lidos, filmes recentemente (re)vistos

Foi uma prenda de Natal de um dos meus filhos (o outro deu-me um cd do Ryan Adams! Ambos vocacionados na educação do pai, portanto. "Teach your parents well", como disse o Stephen Stills há uns 40 anos...) que, de imediato, devorei. Patti Smith participa de um imaginário da minha juventude; um imaginário que ela revisita neste livro de memórias (ou da sua memória de Robert Mapplethorpe). Entre as descobertas que me proporcionou a sua leitura, encontra-se a da generosidade de Sam Shepard. Eis um excerto de Apenas miúdos, perto do final: "Estava a nevar quando passei por um adro de igreja fechado por um portão de ferro. Reparei que estava a rezar ao ritmo dos meus passos. Caminhei mais depressa. Estava uma bela noite. A neve, que caíra levemente, tombava agora com grande força. Apertei o casaco em torno do meu corpo. Estava no meu quinto mês de e a bebé mexia-se dentro de mim."

Sem comentários:

Enviar um comentário