terça-feira, 20 de abril de 2010

Ideias de comunidade


Em tempos de Facebook e de comunidades virtuais, eis uma noção mais presencial (física?) do termo avançada pelo filósofo São Justino (c. 100-160:

"No dia que se chama o dia do sol [o domingo], todos os habitantes das cidades ou dos campos se reúnem num só local. Lemos as memórias dos apóstolos e os escritos dos profetas quando o tempo o permite. Quando a leitura termina, quem preside toma a palavra para chamar a atenção sobre esses belos ensinamentos e exortar a segui-los. Seguidamente, levantamo-nos todos juntos e recomendamos as intenções de oração. Depois trazem pão, vinho e água. O presidente faz subir de todo o seu coração ao céu orações e acções de graças, e o povo responde com a aclamação «Ámen!», uma palavra hebraica que significa: «Assim seja»."

Para que esta citação não seja entendida como um exercício de mera nostalgia, transito agora para a pós-pós-modernidade.
Assim, no âmbito das novas comunidades afectivas/intelectuais, deixo-vos a sugestão de consultarem http://clarices-bichocarpinteiro.blogspot.com/ (entrada do dia 14 de Abril) para a descoberta de um diálogo entre a literatura e a pintura: Cole pelos olhos de Auster.

1 comentário:

  1. ... O que sugere a especulação de saber
    como seria Auster, pelos olhos de Cole?

    ResponderEliminar