sexta-feira, 29 de maio de 2009

À Terra - Mãe de Tudo

"Cantarei a Terra, mãe universal, de sólidos fundamentos, venerada avó que alimenta no solo tudo aquilo que existe; todos os seres que caminham sobre o solo divino, todos os que nadam nos mares e todos os que voam, alimentam-se das tuas riquezas. Graças a ti, ó soberana, os homens têm boa descendência e boas colheitas! Cabe-te a ti dar vida aos mortais, e retirá-la. Feliz aquele a quem tu concedes a tua magnanimidade! Ele possuirá tudo em abundância. Para ele, a semente na vida será farta na colheita; nos campos, os seus rebanhos serão prósperos e a sua casa será abundante em riquezas. Governam com leis justas uma cidade onde as mulheres são belas; e a grande fortuna, como a opulência, seguirão seus passos. Os seus filhos brilharão numa alegre e vigorosa juventude; as suas filhas, de coração ligeiro, cobertas de grinaldas, dançarão entre as flores suaves do prado; é esse o destino dos que tu contemplas, deusa augusta, divina generosidade!
Salve, mãe dos deuses, esposa do céu estrelado! Que a tua benevolência me conceda como prémio do meu canto uma vida que me seja grata ao coração! No meu íntimo, pensarei sempre em ti nos meus louvores!"

in Oração dos Homens - Uma antologia das tradições espirituais (apresentação, selecção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça)

Neste sereno entardecer, porque "sunrise doesn't last all morning" e "all things must pass", aqui fica esta prece.

Sem comentários:

Enviar um comentário