terça-feira, 5 de julho de 2011

Ser humano: duas perspectivas em confronto nos tempos que são os nossos


O olhar de Frei Bento Domingues. Algo que se projecta no nosso dia-a-dia; nas medidas dos governantes (em sentido lato, não só a nível central, mas em cada local de trabalho); nas acções de cada um de nós.
O respeito pela alteridade, como é óbvio.
E que passa por compreendermos, desde logo, que nós próprios, cada um de nós, é alteridade.
A meditar:
Na base de qualquer reflexão sobre uma sociedade justa e uma vida de qualidade, está implícita uma concepção do ser humano. Hoje, confrontam-se, pelo menos, duas perspectivas: uma visão utilitarista que encara o ser humano como um ser solitário que só procura o seu interesse e o seu prazer individual e vê a sociedade como uma justaposição de indivíduos; uma outra vê o ser humano como um ser social, a sua felicidade é construída com os outros e não à custa deles e em seu prejuízo. Estas duas maneiras de ver, que coabitam na sociedade, comandam a nossa abordagem dos problemas que a afectam. Para viver em conjunto, é preciso encontrar a melhor articulação possível entre o individual e o colectivo. Isso implica um reequilíbrio constante entre interesses, muitas vezes, contraditórios. Este reequilíbrio não será feito da mesma maneira, se é privilegiada a visão utilitarista ou a visão relacional .
Sempre que votamos, que optamos por alguém, em qualquer circunstância, é, talvez, acima de tudo, isto que está em causa.
Mais vale estar atentos hoje, do que lamentar amanhã.
Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário