Palavras sábias escritas por Etty Illesum no seu Diário à meia-noite do dia 20 de Junho de 1942. Estava no gueto, cercada por nazis:
"A fim de humilhar são precisos dois. Aquele que humilha, e aquele que se quer humilhar e sobretudo: que se deixa humilhar. Faltando a última condição: a parte passiva é imune a qualquer humilhação, então as humilhações evaporam-se no ar. O que resta são apenas medidas complicadas que intervêm na vida diária, mas nada de humilhações ou repressões que oprimem a alma." (itálicos meus)
Hoje não há nazis, apenas ácaros... Eventuais analogias com o nosso quotidiano?
Respondo com as palavras de Etty: "Por enquanto é melhor aprender a calar e a ser."
Entretanto, dei com este passo do Evangelho Segundo Mateus (10,16-23):
«Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes comoas serpentes e simples como as pombas. "
E com o comentário respectivo de João XXIII:
"Reflectindo sobre mim e sobre as muitas vicissitudes da minha humilde vida,devo reconhecer que o Senhor me dispensou até agora dessas tribulações que,a muitas almas, tornam difícil e ingrato o serviço da verdade, da justiça..."
Bom dia!
Bom dia Professor!
ResponderEliminarQue bem me fizeram ler e reflectir sobre estes excertos sobre a humilhação e os ácaros que coabitam no nosso quotidiano!
Por vezes até julgo estar sozinha neste mundo, rodeada por tantos lobos, sem defesas pessoais e sem a manha das raposas que habilmente sobrevivem nesta selva!
Quantas humilhações e provocações tenho sentido!....
Fico-me com as palavras de Etty: "Por enquanto é melhor aprender a calar e a ser."
Obrigada por partilhar estes excertos.
Alice Guimarães