terça-feira, 10 de julho de 2018

Dois instantes

da apresentação da minha tradução de poesia e prosa de Hopkins, na Capela do Rato, com dois amigos, a irmã Eliete, das Paulinas, e o Padre Tolentino.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Manuel Teixeira Gomes,

aos sessenta e cinco anos, após vinte e seis meses passados na presidência da República, diz: Basta! Estou farto. Qual é o primeiro barco a sair de Lisboa? Não é daqui a um mês, é já. Zeus? É um cargueiro? Não me importa, hão-de levar-me. Não me interessa para onde vão. Parto sem um papel, nada que me lembre a minha vida de escritor ou Presidente. E assim chega à Argélia onde virá a morrer em 1941. Foi sobre ele que o meu antigo professor Urbano Tavares Rodrigues decidiu escrever a sua tese de doutoramento.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Lançamento

Na próxima quarta-feira, dia 4 de Julho, pelas 18.30h, decorre na Capela do Rato a sessão de lançamento da minha tradução de Poesia e Prosa Escolhidas, de Gerard Manley Hopkins, um poeta jesuíta da segunda metade do século XIX, por alguns considerado o vulto maior da poesia vitoriana e um precursor das inovações prosódicas modernistas. José Tolentino Mendonça apresenta e eu darei umas achegas. Não percam!